quarta-feira, 5 de setembro de 2012


QUAIS ALIMENTOS AJUDAM MESMO A EMAGRECER ?
 

 

Existem diversos alimentos que além de serem benéficos à saúde, são considerados bons emagrecedores naturais, ou seja, o seu consumo rotineiro leva à perda de peso. A razão disso é que eles causam em maior intensidade o efeito de saciedade. São os chamados sacietógenos e esta sensação faz com que você coma menos.

Para muitos nutricionistas, a qualidade da alimentação é mais importante que a quantidade de calorias consumidas.  Existe um equívoco em considerar como a escolha mais acertada aquela comida que tem menos caloria. O importante é saber escolher alimentos que causam uma digestão mais lenta, porque muitas vezes um alimento pouco calórico não oferece a saciedade necessária.

Estes alimentos sacietógenos são bastante comuns no dia a dia, podemos citar a banana, o abacate e o feijão. Em geral, esses alimentos são ricos em fibra, principalmente as do tipo solúvel. Esse tipo de fibra se dissolve na água, formando uma substância semelhante a um gel, que nos deixa mais saciado, além de dificultar a absorção de gorduras e carboidratos. Existem hoje no mercado diversas cápsulas de substâncias naturais que causam o mesmo efeito desses alimentos como a quitosana e o glucomanan.


Alimentos que ajudam a emagrecer
 
Além dos sacietógenos, outros alimentos podem ajudar no emagrecimento. Os que tem função diurética contribuem para a eliminação de toxinas e líquidos desnecessários. Já os antioxidantes aceleram o metabolismo, colaborando para a queima de gorduras e calorias. Abaixo alguns alimentos que certamente podem figurar em qualquer dieta :

A aveia  é rica em fibras solúveis, que aumentam a sensação de saciedade e possui substâncias que ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue;

O azeite de oliva é rico em gorduras boas, que melhoram o funcionamento do organismo e ainda auxiliam na queima de calorias;

Uma pitada de canela ajuda a diminuir a fome ao longo do dia, pois controla os níveis de insulina no sangue;

O chá  verde que além de nos deixar mais saciados, acelera o metabolismo, facilitando a queima de gorduras pelo organismo;

A maçã que funciona como alimento diurético e combate os radicais livres;

E aqueles alimentos já citados, abacate, feijão e mais cebola, jiló, pepino, abobrinha, café.
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